Quais os objetivos do Intercom

  •      Reunir pesquisadores brasileiros e do exterior em um fórum científico interdisciplinar para refletir sobre o tema Quem tem medo da pesquisa empírica?, em especial, bem como sobre todos os temas relevantes e emergentes da área de Comunicação, em conferências, seminários, simpósios, comunicações livres e nas sessões dos Grupos de Pesquisa que compõem o Congresso.
  • ·         Incentivar a produção científica dos participantes dos Grupos de Pesquisa da Intercom, por meio de apresentação e discussão das pesquisas hoje em desenvolvimento no campo das Ciências da Comunicação.
  • ·         Divulgar a produção científica do País, em especial, e também do exterior na área de Comunicação.
  • ·         Estimular estudantes e professores dos cursos de pós-graduação na área de Ciências da Comunicação a desenvolver pesquisas e a apresentar investigações científicas concluídas e em andamento.
  • ·         Incentivar estudantes de graduação a realizarem projetos experimentais e trabalhos de iniciação científica inovadores em eventos do Congresso, tais como: Intercom Júnior – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, Expocom e Prêmios Intercom de Comunicação.
  • ·         Abrir espaço para a apresentação à comunidade acadêmica de novos pesquisadores, bem como proporcionar encontros e debates entre estudantes de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio e TV, cinema e produção editorial, entre outras áreas, e pesquisadores conhecidos pela sua produção acadêmica e científica publicada e utilizada como parte da bibliografia dos cursos de Comunicação do Brasil e do exterior.
  • ·         Promover o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais das diversas atividades que envolvem a área de Comunicação.
  • ·         Colaborar para a redução das lacunas bibliográficas que ainda hoje persistem no País em relação a várias vertentes da Comunicação.