José Marques de Melo é jornalista, professor universitário, pesquisador científico e consultor acadêmico na área de Comunicação Social na América Latina. Consolidou sua carreira acadêmica no sudeste do país, mais precisamente na Universidade de São Paulo.
Iniciou-se no jornalismo aos 15 anos de idade no estado onde nasceu quando trabalhava no "Jornal de Alagoas", e tem hoje uma vasta e diversificada produção bibliográfica, sendo autor de duas dezenas de livros e mais de duas centenas de artigos em periódicos científicos do país e do exterior, além do desenvolvimento de um trabalho de intercâmbio entre os países de expressão portuguesa, inovando a relação jornalística entre Brasil e Portugal.
Suas obras mais recentes são: Jornalismo Brasileiro (Sulina, 2003), A esfinge midiática (Paulus, 2004) e Midiologia para iniciantes (Educs, 2005). Contudo, os mais significativos trabalhos do ponto de vista bibliográfico na área do Jornalismo são: "Estudos de Jornalismo Comparado" (São Paulo, Pioneira, 1972), "Sociologia da Imprensa Brasileira" (Petrópolis, Vozes, 1974) e "A Opinião no Jornalismo Brasileiro" (Petrópolis, Vozes, 1985).